terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese Conclusiva

A disciplina Tendências Atuais de Ensino da Língua Portuguesa I (TAELP I), foi de grande serventia para a construção do meu saber. Mesmo com alguns desafios, que felizmente foram superados ao longo do semestre. Essa disciplina despertou um novo olhar sobre as formas de alfabetização infantil, possibilitando um maior conhecimento a cerca de do ensino de língua maternal na educação infantil.

Nesta disciplina pude compreender melhor sobre a variação linguística, a alfabetização e o letramento, a origem psicológica da língua escrita e os processos de formação da oralidade, escrita e leitura, além das práticas sociais da linguagem.

Conforme ia postando os textos trabalhados em sala de aula no blog, conseguia compreender melhor sobre eles e assim desenvolvendo um maior conhecimento a cerca da alfabetização infantil.
O modo de avaliação foi a avaliação afirmativa, onde o professor têm oportunidade de reconhecer as dificuldades que seus alunos possuem, possibilitando uma parceria entre o professor e o aluno. E foi o que ocorreu quando a turma ficou atrasada com as postagens por causa do grande número de trabalhos e o curto tempo para a postá-lo e quando solicitado o professor Ivan atendeu os pedidos de prazos mais longos de postagens.

Com esse tipo de avaliação consegui ver a construção da minha aprendizagem, pois no início não sabia o que iria fazer e como o portfólio iria me ajudar e ao longo do tempo pude perceber que com o blog desenvolvi minha escrita e leitura, e desenvolvi a minha autonômia que é tão importante na construção de qualquer aluno.

Quero muito continuar com o desenvolvimento do blog, e mesmo com a falta de tempo pretendo continuar com as postagens e minhas concepções a cerca de temas de meu interesse. E por fim, quero dizer que valeu muito todo o trabalho e esforço, pois uma vez eu ouvi que: “ que não havería vitória se não houvesse as batalhas”.


Bom gente é isso, obrigada pela atenção e até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário