terça-feira, 28 de julho de 2009

Socialização do trabalho realizado em dupla

Como tinha falado anteriormente, fiz um trabalho em dupla sobre o texto Oralidade e escrita perspectivas para o ensino de língua materna de Leonor Lopes Fávero, Maria Lúcia C. V. Andrade e Zilda G. Aquino. O trabalho foi dividido em 3 momentos, o primeiro se resumia em responder o questionário sobre o texto, o segundo momento foi a correção dos trabalhos, onde ficou a cargo do professor distribuir os trabalhos para serem corrigidos, assim nenhuma dupla teria acesso ao dono do trabalho a ser corrigido e a terceira parte que é a socialização desse trabalho pelo blog.

No texto as autoras descrevem os elementos que constituem as atividades conservacionais que consistem na interação de duas ou mais pessoas, podendo ser assimétrica (quando coordenada por uma das partes) ou simétrica ( quando há interação entre as duas partes). Essa atividade necessita de um determinado padrão de organização estrutural, e permite cortes, interrupções, retomadas, sobreposições, etc. As autoras expõem as cinco variáveis sobre os modelos de organização conservacional descritos por Ventola, que são: Tópico ou assunto, Situação, Papeis dos participantes, Modo e Meio.

As características do texto falado também são citados no texto, que segundo a proposta de Dittmann elas são: Interação entre pelo menos os dois falantes; ocorrência de pelo menos uma troca de falantes; Presença de uma sequência de ações coordenadas; Execução num determinado tempo e Envolvimento numa interação centrada.

Quando a conversa se organiza por turnos e seguem um ordem lógica de, segundo as autoras, pergunta-resposta, convite-aceitação, convite-recusa, saudação-saudação. O assunto segue uma sequência sem desviar-se temos então uma estrutura de Nível Local. Já o Nível Global acontece ao mesmo tempo que a organização local, porém, sofre digressões, iniciadas após sugestões feitas pelo locutor anterior, quando uma fala incita o início de um novo assunto, seguido da retomada do assunto anteriormente discutido.

Segundo as autoras existe a coesão e coerência que servem para construir a textualidade dando sentindo ao que se fala e se escreve. A coesão pode ser dividida em: referencial que ocorre quando o locutor se utiliza da repetição de palavras para alcançar a coesão do texto que pretende formular; recorrencial, quando o locutor procura a coesão, descrevendo um mesmo fato com outras palavras de significados semelhantes e sequencial, onde o locutor utiliza diferentes conectores para dar sequência ou iniciar um turno. Esses tipos de coesão devem ser feitas de modo específico.

E por fim o texto revela a importância do turno, é o período da conversa em que se está com a palavra. Em uma conversação deve haver turnos e troca de turnos, o tópico discursivo, que se refere ao assunto da conversa, aquilo sobre o que se fala, devendo possuir centração, organicidade, e delimitação local, e os recursos linguísticos utilizados durante o assunto, marcadores conversacionais, que são palavras ou expressões que podem acabar ou ser elemento de continuação de uma conversa, podendo ser simples, composto, oracional, prosódico e por fim par adjacente, que organiza localmente a conversação, sendo o elemento básico da interação, onde há uma sequência de assunto e que é considerada a ação-reação de uma conversa. Fechando assim esse texto

A realização desse trabalho foi prazerosa e muito trabalhosa, pois os prazo de entrega eram muito curtos e a dificuldade de se encontra com minha dupla ( Nathália, só pra varia) foi maior ainda. Mas tudo deu certo e conseguimos realizar mais essa tarefa, só não fiquei completamente satisfeita por causa da correção do trabalho, onde a dupla avaliadora foi muito rigorosa a questões que não ficou muito claro para mim. Contudo, achei a proposta muito interessante, principalmente a parte em que os alunos se tornam avaliadores de trabalhos alheios, pois nesse momento nos tornamos mais responsáveis e aprendemos sem querer pois temos que está respaldado do texto para fazermos as correções corretamente. A única coisa que eu mudaria é a questão do prazo, que poderia ser um pouco maior, pois tenho certeza que com esse tempo poderia ter realizado um trabalho bem mais satisfatório, sem deixar falhas.

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