O texto de Ana Teberosky e Tereza Colomer, retrata quais os caminhos que a criança percorre para aprender a ler e a escrever e suas perspectivas sobre a escrita.
Num primeiro momento ela relata hipóteses de maneiras que pode ocorrer a construção de elementos escritos, começando com o exemplo que as autoras denominam de : a construção do próprio nome, onde relata a evolução do processo de escrita de uma criança durante um determinado período.
As autoras abordam vários tipos de hipóteses, e dentro deles estão o principio de quantidade minima, onde a criança precisa de um determinado números de letras para forma uma palavra, e o princípio de variedade interna, quando a criança percebe que não pode ler algo quando este possui uma serie de letras, repetidas três ou mais vezes. Elas também falam sobre o potencial de intencionalidade comunicativa, determinando que a criança consegue distinguir qual o tipo de texto o qual esta deparada, apenas pelo seu formato.
E depois de todo o processo a criança consegue realizar uma escrita alfabética, onde estará no nível maior de aprendizagem.
Num segundo momento, o texto mostra a diferença de escrita e da linguagem da escrita, por causa da grande dificuldade que a criança possui para distinguir o que se fala e como se escreve. Como o fonemas, os dígrafos e palavras que possuem letras com som mudo ( hoje, objeto, etc.), se tornam um grande empecilho para algumas crianças. Relata também sobre a percepção de certas unidades da fala, o reconhecimento de morfemas e também sobre a noção da fala e sobre os elementos que a compõe.
Por fim, as autoras alertam para a necessidade de incentivo que as crianças possui, pois antes mesmo de entrar para a escola elas desenvolvem sua fala e a aprendizagem de leitura. Alertam também para que o professore não esqueça de usar atividades que interajam com a vida social do aluno, para que assim a criança se sinta aparte integrante do mundo da aprendizagem.
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
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