Como requisito de avaliação, vou descrever agora um pouco da construção do meu portfólio eletrônico (blog) e do seu desenvolvimento ao longo do meu processo de aprendizado em TAELP I.
Como já relatei em postagens anteriores tive muitas dificuldades para criar meu blog, e num primeiro momento achei que não conseguiria realizar essa tarefa e mesmo depois das explicações do professor com o texto CONSTRUINDO O PORTFÓLIO ELETRÔNICO de autoria do mesmo, continuei com algumas dúvidas, principalmente sobre os propósito se descritores. Mas felizmente o professor dedicou uma outra aula só para tirar as dúvidas que restassem e nesta aula consegui exterminar qualquer resquícios de dúvidas que me restavam.
O primeiro blog que criei não ficou muito ao meu contento, e como já tinha passado o prazo para a criação dos portfólios argumentei com o professor a possibilidade de criar outro blog que me satisfizesse e prontamente ele aceitou minha proposta. E assim fiz esse blog que ficou bem melhor e mais fácil de manusear.
Para fazer as primeiras postagens me sentir muito insegura, pois nunca tinha tido uma experiência nesse sentindo, e como tudo que é novo senti um pouco de antipatia pelo novo método de avaliação e aprendizagem, mas com o passar do tempo comecei a gostar de fazer as postagens de escrever sobre o meu aprendizado e assim se deu o desenvolvimento do meu portfólio eletrônico.
As postagens, descrevendo as aulas, tinham que ser realizadas semanalmente, e também tinha os trabalhos extras que o professor solicitava, e num certo momento fiquei atolada de trabalhos para postar no blog e pude perceber que isso também ocorria com vários colegas de turma.
E num segundo momento o professor trocou as postagens semanais por resenha de textos trabalhados na sala de aula, e ai se tornou mais fácil e mais tranquilo para realizar as postagens. Pois já estava acostumada a realizar esse tipo de trabalho.
Fazendo um balanço geral do portfólio, gostei muito dessa experiência e achei proveitosa no momento em que o professor sabendo da dificuldade da turma mudou alguns aspectos de realização de trabalho para que a turma pudesse desenvolver melhor a atividade solicitada, com isso pôs em prática o objetivo da avaliação formativa que é uma interação de aprendizagem entre alunos e professores.
Portanto a realização desse portfólio eletrônico foi muito produtiva e me ajudou a desenvolver minha autonômia, superar as dificuldades e a compreender melhor os textos e a disciplina Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa I.
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário