A avaliação formativa é uma forma diferenciada de avaliação onde o professor tem maior posssibilidade de reconhecer as dificuldades que seus alunos possuem. Diferente da avaliação tradicional-onde há atribuição de juízo de valor- ela fundamenta-se em processo de ensino e aprendizagem- contínua e diagnóstica- onde há uma parceria entre o professor e o aluno. Ao invés de julgar e medir a capacidade do aluno, ela se coloca á disposição para ajudar o aluno a aprender e se desenvolver.Esse tipo de avaliação visa, não somente, o aprendizado do aluno, como também a do professor e até mesmo da escola.
Um dos procedimentos da avaliação formativa é o portfólio, que segundo Hernadez é um continente de diferentes classes de documentos que torna claro a contrução do conhecimento.Ela desenvolve a auto-avaliação e o senso crítico, onde o aluno têm a possibilidade de ver a contrução de sua aprendizagem.
Por isso o portfólio eletrônico é importante na formação de aluno, pois este pode utilizar seu conhecimento para a formulação de textos, com autonomia, ou seja, sem intervenções.
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário