Antes de começar a falar sobre o conteúdo da aula, quero relatar que o primeiro blog que criei não ficou muito ao meu contento, então depois de relatar isso ao professor decidir criar um novo blog em outro site, e esse sim ficou mais interessante, que é este, espero que vcs gostem.
Nesta aula discutimos o texto:Processos iniciais de leitura e escrita -Rosineide Magalhães de Souza- e a parti dele discutimos como se dá o aprendizado da criança, como ocorre a alfabetoização dela; se realmente a criança consegue aprender a ler aos três anos ou se ela apenas reconhe as letras. A dificuldade que a criança possui ao distinguir as letras c/k/q, t/d entre outras que é chamado por obstáculo epstemiológico e também falamos sobre o princípio acrofônico.
A partir da reflexão feita em sala de aula, desenvolvi com minha afilhada de 4 anos, que está no chamado jardim I da educação infantil, uma atividade de alfabetização, onde pedi que ela escrevesse o seu nome numa folha e que conforme fosse escrevendo falasse me voz alta as letras uma por uma, ao final troquei algumas letras mantendo a primeira e a última e perguntei o que estava escrito e ela afirmou que era o seu nome. Com isso pude perceber que ela além de utiliza o princípio acrofônico, ela não sabe ler o que escreve, apenas reproduz algo que lhe foi ensinado, e tambem não sabe realmente o lugar de cada letra dentro de uma palavra. Enfim acho que o que realmente acontece é uma memorização de letras, para a formação de uma palavra e não a alfabetização.
O texto me fez refletir sobre como realmente ocorre a alfabetização dentro das escolas e como é importante trabalhar de diversas maneiras para que o aprendizado realmente ocorra.
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário